História:

A história da Associação Esportiva Montreal é bem envolvente, por retratar em sua amplitude, a união do esporte com o trabalho social. Em 1.985 os dirigentes da Associação Esportiva Montreal se reuniram para dar um passo inovador no cenário esportivo juntar as forças da instituição para formar uma organizada equipe. Nasceu assim, a Associação Esportiva Montreal, uma equipe que veio para somar no âmbito sócio esportivo. Essa junção trazia para o futebol amador/várzea o mesmo conceito usado no âmbito dos trabalhos sociais em toda comunidade: as fusões sócios esportivas que unem as pessoas para, juntas, conquistarem seu desejo de praticarem o esporte em suas diversas modalidades.

Essa decisão consciente mexeu o cenário do futebol amador/várzea local e da região metropolitana. A prova é que, muitas equipes amadoras do esporte fazem seu trabalho social, filiadas ou não a Federação Paranaense de Futebol. A Associação Esportiva Montreal realizou e realiza, diversas campanhas e programas envolvendo diretamente a comunidade nas datas festivas, como: a Páscoa, Dia da Criança e o Natal, com as crianças aqui da região e de outras comunidades de acordo com suas necessidades de momento.  Além das campanhas de inverno, de roupas usadas (usáveis) em colaboração da comunidade e de outras Associações coirmãs.


Essa projeção foi rapidamente conseguida. Em apenas 04 anos, a Associação Esportiva Montreal, conquistou Título de Utilidade Pública Municipal Registro de Inscrição junto ao FAS (Registro esse extinto). Registro no CMAS (hoje não possuímos esse registro), porém temos o registro no COMTIBA, aprovação do nosso projeto “Esporte Social - Montreal na Rede” pela SMELJ na qual participamos da Lei de Incentivo ao Esporte.

Através da SMELJ programa PASE, (hoje E+E =10) o qual recebemos kilt esportivo pelo Chamamento Público. No Jogo Limpo e Emenda Parlamentar Tito Zeglin kits esportivos e material permanente de escritório, também convênio com a FAS material de consumo. Anterior a sua fundação oficial 19 de dezembro de 2.007, até então trabalhos eram informais.

Conquistas importantes que colocam a Associação entre as mais organizadas documentalmente falando entre as Associações filiadas aos Órgãos Municipais de Curitiba, e futuramente Estaduais, fato que pode ser comprovado pelas diversas atividades importantes realizadas em que envolveram e envolvem a Associação Esportiva Montreal até os dias de hoje.

Conquistas recentes: em 2016 a Associação Esportiva Montreal recebeu “Mérito Esportivo” entre as Associações conveniadas ao PASE, e em 2017 Certificado de “Honra ao Mérito” entre as Associações conveniadas ao programa ESCOLA + ESPORTE = 10 pela Prefeitura Municipal de Curitiba departamento da SMELJ.

O Início:

Tudo começou em junho de 1.985, no Colégio Estadual Professor Victor do Amaral, onde estudavam os alunos Luciano Marcos Andreatta, Osnildo Martins e Paulo Roberto Andreatta que cuidavam e organizavam futebol, vôlei e basquete junto com os professores de educação física da época. Informalmente, o futebol era a pauta das conversas. Até que surgiu a ideia de promover um time de futebol, além do Colégio com o objetivo de dar oportunidade a outras pessoas a praticarem os esportes descobrir o potencial de desenvolvimento de cada um na administração de uma equipe. A organização da futura Associação chegou a se chamar de A.E. Catuaba que seria uma brincadeira ao pai dos Andreatta que era chegado em uma catuaba. Por achar que ficaria um nome muito vulgar, foi então que no campo de futebol denominado Estádio Donato Gulin que onde disputavam um torneio de futebol contra a extinta equipe do Sideral do nosso amigo França no dia 25 de Novembro de 1.985 às 15h e 35m em reunião com os jogadores e dirigentes que o Luciano Marcos Andreatta anunciou a todos que de imediato aprovaram o nome oficial da equipe para Associação Esportiva Montreal.

O nome Montreal na época era bastante divulgado devido a uma marca de tênis. Outro nome sugerido foi Náutico, não me recordo por quem, mas logo foi descartado de inicio.

Fato marcante é que o goleiro na ocasião Bueno de apelido Miudinho, falou: agora é um nome de verdade para uma nova força que surge!


Passaram-se alguns dias até que em comum acordo então vice-presidente da Associação Esportiva Montreal, anunciou as cores oficiais do time: azul (hoje azul royal), preto e branco. Recorda o primeiro encontro.

O diretor Erwalt (jogador) foi que deu a sugestão do distintivo ser uma bola de futebol (hoje aperfeiçoada). Só um ano e muitas reuniões depois é que as coisas ganharam “corpo”, conta o Presidente da Associação Esportiva Montreal Luciano Marcos Andreatta.

Entusiasmado com a projeção dos acontecimentos, a Associação Esportiva Montreal promoveu campeonatos realizou diversas excursões e encontros, também participou e participa de diversos campeonatos em hoje são duas categorias: Principal e Veterano. Tudo registrados em seus livros e documentos.

Temos há alguns anos como foco principal nosso Projeto “Esporte Social – Montreal na Rede” realizado com crianças e adolescentes em parceria com uma escola e um colégio.

Essa modalidade participa ativamente dos torneios e festivais promovidos pela SMELJ e também por outras Associações e pelos realizados pela própria A.E Montreal.